A primeira viagem - The first trip
18:33:00
Video da praia de Oka
Não conhecemos nada então nossa primeira viagem foi para OKA, como lhe disse no post passado, Oka é uma pequena vila índio-americana onde tem uma praia artificial da qual muitas pessoas vão para se refrescar, passear com as crianças, realmente um ótimo lazer para a família. O ano de 2009 começou bem para nós, emprego novo, carro , isso quer dizer que enfim poderemos viajar, mas uma para onde?????? |
Você também pode levar lanche se quiser e fazer um mini-picnic, no Brasil como a gente diz (farofeiro), mas aqui o que interessa é se divertir.
O canadense tem o hábito de fazer picnic, camping, lazer com a família, por isso quando chega o verão, bastante gente sai para os parques para ficar o maior tempo possível sobre o ar livre e aproveitar bem o sol que se põe somente as 21:00 hrs.
![]() |
| Khessy e Nicholas em Oka, curtindo o verão |
![]() |
| Lisandro tomando um solzinho |
O Primeiro carro, uipi!!!!!!!!!!
19:52:00
Apartamento montado, habilitação na mão,um de nós trabalhando, podemos enfim pensar em comprar nosso primeiro carro.
E agora boa questão o que comprar, hummmm, difícil pois não podíamos gastar muito, então depois de muitas procuras no kijiji.ca, conseguimos enfim nosso carro do qual gastamos CAD 3200,00 , mas lógico que não veio neste estado, tivemos que fazer algumas reparações, mas nada muito caro, afinal de contas tinha que ser em dinheiro pois nosso crédito ainda era novo e não tínhamos condições de financiar nenhum carro no momento.
Adivinham qual? Uma caravan parecida com a mesma que utilizamos quando chegarmos no Canada, só que não tão nova quanto, mas já era um bom começo, afinal de contas poderíamos viajar, pois até então nossa vida era somente casa, trabalho, que chato não é, srsrsrsrs
Adivinham qual? Uma caravan parecida com a mesma que utilizamos quando chegarmos no Canada, só que não tão nova quanto, mas já era um bom começo, afinal de contas poderíamos viajar, pois até então nossa vida era somente casa, trabalho, que chato não é, srsrsrsrs
Depois de toda arrumadinha fizemos nossa primeira viagem para Oka, uma pequena cidade de origem indiana da qual tem um pequeno parque nacional com uma praia artificial, legal não é.....
Adoramos, foi uma viagem inesquecível, afinal de contas ainda tínhamos muito o que conhecer.
My first job - Quebecor Media
00:17:00
Bom, como vocês ja sabem meu maridao conseguiu tirar a carteira de habilitacao do Quebec, super, mas ainda estava faltando o mais importante o carro. O problema dessa estoria toda é que ao menos um de nos tinha que conseguir um emprego para entao comprarmos um carro, pois o dinheiro que tinhamos era contado para os primeiros meses.O mais importante agora era batalhar um emprego ja que estavamos falando um pouco melhor o francês, talvez nao o suficiente mas precisavamos tentar nao é.
Meu primeiro emprego, minha tao falada experiência canadense , meu sonho de trabalhar em uma empresa estrangeira estava para se concretizar.
Imagino que você deve estar se perguntando como conseguir emprego no Canada, bom existem varias maneiras:
- Curriculum porta à porta
- Contatos, caso conheca alguém que possa te indicar
- Sites de procura de emprego por interne
- Redes sociais, linkdin
Quer saber qual deles me utilizei ? Curriculum através de site de procura, eu me utilizei de varios aqui no Canada, vou listar alguns
- Workpolis
- Monster
- Indeed
- Jobboom
Logico que existem muito mais sites de procura ,mas eu consegui através de Jobboom, meu primeiro emprego foi uma empresa por sinal uma das maiores do Quebec de jornais (media, impressao e distribuicao de jornais, televisao)
Comecei nesta empresa como Técnica contabil na Quebecor Media em Montreal em janeiro de 2009 da qual para mim foi uma grande oportunidade pois nao tinha nenhuma experiência canadense e mesmo assim consegui entrar em uma das maiores empresas no Quebec.
Para mim foi um grande passo mesmo tendo que comecar em um nivel mais baixo, pois no Brasil sou contadora formada com a carteira da ordem dos contabilistas, mas no momento em que decide vir para o Canada tem que estar disposto a recomeçar.
Uma outra coisa também muito importante é fazer sua equivalência de diploma ao chegar, mas este é assunto para outro post.
Vou deixar o link e um video da empresa que trabalhei justo a nivel de curiosidade:
Se tiverem alguma duvida mande um email terei o maior prazer de respondê - lo para: flaviasilvei@gmail.com
Drive License - (Permis du conduire ou CNH)
19:41:00
Agora é rotina do dia a dia, levantar cedinho, levar as criancas para a escola e correr para o cégep estudar o frances, isso tudo logico de busao, nao tinhamos carro, muito menos habilitacao para poder dirigir no Canada, entao decidimos que um de nos deveria tirar a famosa ( permis de conduire - habilitacao) e logico quem seria o primeiro meu grande marido ¨Lisandro¨ afinal de contas o homem tem 10 vezes mais a chance de conseguir que a mulher nao é? ( hum acho que isso é meio machista ........) bom mas no nosso caso posso dizer 100% certeza que ele iria conseguir, entao fomos ao SAAQ - Societé de l'assurance automobile du Quebec.
Este é o local que precisamos ir para tirar a carteira de habilitacao aqui no Quebec o qual funciona da seguinte forma:
Primeiro lugar tera que marcar um rendez-vous por telefone e verificar toda documentacao necessaria.
Apos tuificado por um agente tera que passar por um teste teorico que custa CAD 10.80$
Caso vc.tenha passado no teste teorico , tera que fazer o pratico que custa CAD 27.00$
Depois a cada ano pagara CAD 100.61$ na data de seu aniversario.
Todo esse procedimento é para quem ja tem carta no Brasil e esta somente transferindo para o Quebec, de qualquer forma você precisara passar pelo exame teorico e pratico.
Se quiser saber mais sobre o assunto aqui esta o link para mais informacoes, é em frances mas gracas a Deus temos o google translator: http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/echange/index.php
Depois de logico tudo feito , teste ok, pratica ok, viva Lisandro conseguiu sua habilitacao do Quebec, estamos prontos para comecar a pensar em talvez nao depender somente do busao.......oba!!!!!!!!
Nao vejo a hora!!!!!!!!!!!!!!!!
Este é um video da SAAQ , somente uma ideia de como é o exame pratico no Quebec.
Primeiros dias em Montreal - My first day in Montreal
20:10:00
Depois que devolvemos a caravan e ficamos a pé, pois o que é bom dura pouco.....
Nossa jornada começou :
1º Etapa: Fazer todos os documentos necessarios - Assurance maladie, assurance social e conseguir um apartamento permanente.
Sem carro para fazer os documentos, fomos a pé para todos os locais, pois nao sabiamos ainda qual onibus pegar , nem o metrô correto , passamos dias com as pernas doloridas e as crianças mortas de cansaço, mas nao tinhamos escolha, nao conheciamos nada.
Passamos 1 semana correndo atras de apartamento para que no final dos 15 dias pudéssemos ter um local para ficarmos.
2º Etapa: encontrar um apartamento, posso dizer esse foi complicado, mas demos sorte pois estavamos andando na regiao de Outremont, pois tinhamos uma amiga que morava por la ( do qual posso dizer que nao foi facil chegar) mas por fim atraves dessa visita conseguimos nosso apartamento que ficava na Van Horne , dois dormitorios , sala , cozinha , banheiro, o suficiente para nos.
A sorte foi que o zelador do prédio era uma pessoa maravilhosa que confiou em nos e aceitou alugar o apartamento mesmo sabendo que nao tinhamos emprego, que eramos recem chegados e o pior nem conta em banco tinhamos ainda.
Pagamos somente o primeiro mes adiantado , depois fomos as compras, Ikea la vamos nos, para quem nao sabe o IKEA é um dos mairoes magazines de moveis, utensilios, decoraçao do Canada, vou te ajudar um pouco mais, imagina uma Casas Bahia enorme, pois é.......
Casa pronta, tudo imobiliado, com muita dificuldade pois nosso dinheiro era contado e nem tinhamos emprego ainda..
3º Etapa: abrir conta no banco, o mais importante , nossa primeira conta foi no BMO, podemos dizer um bom Banco , um Itau da vida......ssrsrsrs
4º Etapa: Francisao, voltamos aos estudos, aprender frances para podermos nos comunicar e arranjar um trabalho, logico que viemos ja sabendo um pouco da lingua, mas nao o suficiente, fomos estudar no Cegep Bois de Bologne, enquanto que as crianças foram estudar em um colegio bem pertinho de onde moravamos que era da Comissao Margarite Bourgnon.
Posso dizer nao foi facil os primeiros dias, mas tudo saiu bem, ufa.....ainda bem......
![]() |
| Nicholas em frente as lojinhas do bairro |
![]() |
| Nosso apartamento na Van Horne |
![]() |
| Pequena cozinha |
![]() |
| sala |
![]() |
| Primerios dias no chao.... |
![]() |
| Ainada bem que nao faltou a TV |
![]() |
| O quarto das crianças |
![]() |
| Vista do apartamento do outro lado da rua |
Montreal ai vamos nos.... - Montreal we are comming!!!!!!!
14:40:00
E voilà nosso visto saiu e nos estamos em direcao de Montreal, o qual foi o destino escolhido por nos, familia triste, pai, mae, todos chorando mas por uma boa causa.
Passagens compradas e la vamos nos, 10 horas de viagem Sao Paulo - Montreal ao total, cansativa um pouco mas gracas a Deus sem problemas chegamos intactos e vivinhos da silva.
Tudo o que tinhamos eram 8 malas e a esperanca de que tudo vai dar certo, ao chegarmos no aeroporto, questao: alugar um carro e enfrentar ruas completamente desconhecidas ou pegar um taxi? Good question hein......entao decidimos alugar um carro e enfrentar ruas e autoroutes completamente desconhecidas, mas como ja disse no post passado , tenho um marido maravilhoso que por sinal tem um gps dentro da cabeca, para ele nao seria problema mesmo estando em um pais do qual nunca pisou......nota 10....
Mas qual foi a razao da qual decidimos enfrentar isso, estavamos com medo de que o local que alugamos por telefone do Brasil nao existisse e se fossemos de taxi iriamos
ficar na rua, por isso alugamos uma caravan para que coubesse todas as malas sem problemas.
Mas qual foi a razao da qual decidimos enfrentar isso, estavamos com medo de que o local que alugamos por telefone do Brasil nao existisse e se fossemos de taxi iriamos
ficar na rua, por isso alugamos uma caravan para que coubesse todas as malas sem problemas.
Por fim conseguimos chegar no local que iriamos ficar por 15 dias até conseguir um apartamento permanente, agora quer saber se o lugar existia?????? SIMMMMMMM, ufa....... pois conseguimos atraves do kijiji canada, era muito mais barato do que se ficassemos em um hotel, mas a principio nao sabiamos absolutamente nada , foi tudo pelo telefone e imagina você que eu ainda estava fazendo curso de frances para poder vir, entao ja viu como foi o dialogo.....eu alugar apartamento, e por ai vai......srsrsrs
Tudo deu certo, ficamos na avenue deserable, perto do Plateau Montrreal, maravilhoso e os proprietarios um amor de pessoa.
Um duplex bem arrumado, suficiente para ficarmos 15 dias sem problemas, o mais dificil foi devolver a caravan no dia seguinte e voltar de onibus.....kkkkkkkk
Fazer o que né.......o que é bom dura pouco....
Canada o inicio de uma longa jornada
13:25:00
Ola pessoal, me chamo Flavia e vou fazer um pequeno resumo da minha vida.
Eu tenho 39 ano, sou contadora formada no Brasil, tenho dois filhos maravilhosos, Khessy e Nicholas e sou casada com um homem magnifico que sempre esta pronto para me apoiar no que preciso.
Tudo comecou quando disse ao meu marido que gostaria muito de morar no exterior e que estava disposta de comecar minha vida nos EUA, mas depois de longas conversas decidimos que ir para os EUA sem garantia nenhuma seria um suicidio com duas criancas que ainda para ajudar estavam na adolecência, entao um certo dia ele disse que tinha visto algo sobre o Canada, que talvez se fizéssemos um processo de imigracao teriamos chances de ir legalmente sem o risco de colocar as criancas em perigo.
Comecei a fazer minhas procuras na internet e vi que havia uma palestra sobre imigracao para o Quebec, imagina se nao me inscrevi rapidinho para pegar todas as informacoes possiveis.
A palestra foi feita em Sao Paulo onde nos moravamos na Vila Mariana em julho de 2007, ficamos maravilhados com tudo que ouvimos, parecia o paraiso, imagens lindas de Quebec, uma oportunidade que nao poderiamos deixar de passar, diploma reconhecido, ajuda social, inumeras oportunidades para imigrantes, afinal de contas o Quebec estava envelhecendo nao tinham mao de obra suficiente e estavam precisando de estrangeiros para que a economia continuasse a funcionar.
Chegamos em casa discutimos muito e concluimos que esta seria nossa chance de morar em um pais melhor, com seguranca, qualidade de vida superior que a do Brasil, escola, empregos melhores e por ai vai.....
Dai em diante comecamos uma nova etapa em nossa vida, o processo de imigracao e preparar tudo para deixarmos o Brasil.
Quanto ao processo deixarei para um novo post e explicarei tudo com detalhes.
Depois de 11 meses conseguimos nossa residencia permanente no Quebec, posso dizer que foram 11 meses sofridos e corridos pois tivemos que vender carro, moto, todos os objetos que tinhamos em casa, fechar conta de banco, foi uma loucura total, afinal de contas tudo teria que estar organizado e preparado para quando o visto saisse, pudessemos viajar logo em seguida.
Essa brincadeira toda comecou em 11/2007 e nosso visto saiu em 09/2008, imagina que pressao e correria enfrentamos.
O mais importante, tudo deu certo e conseguimos partir com o coracao apertado , pois deixamos toda nossa familia no Brasil por um pais incerto do qual conheciamos apenas atraves de palestras e internet.
Embarcamos em 09/2008 contentes e tristes ao mesmo tempo, mas preparados para o inicio de uma nova vida e muitas aventuras pois nao sabiamos o que estava por vir.....
Este foi um pqueno resumo sem muitos detalhes de como viemos parar no Quebec, hoje faz quase 6 anos que estamos no Canada e com muitas estorias para contar.
Ultimo dia de aula das criancas no Brasil.













